quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Jovens em busca de santidade


Por que será que muitos jovens dizem que buscar a santidade é algo um tanto quanto complexo ou até mesmo ousam dizer que a santidade é para pessoas sem nada na cabeça ?

Muitas vezes, me deparo com certos argumentos acerca desse assunto que me fazem pensar o quanto a juventude foge do seu real sentido. Alguns dizem que devem aproveitar a vida, por isso a bebida em exagero, as festas sem controle, os namoros desregrados, etc. Outros dizem que ser santo é ser certinho ou chato.

JOVENS, CORRAM, O MUNDO PRECISA DE VOCÊS, PRECISA DO TESTEMUNHO DA SUA CONVERSÃO! (Sim, isso foi uma exclamação, ou até mesmo uma súplica, como desejarem.)

BREVE DIÁLOGO

Nossa Sagrada Escritura, base para todos nós, nos revela que sim devemos buscar, lutar, amar a santidade:
“Possamos servi-lo em santidade e justiça, em sua presença, 
todos os dias da nossa vida”. (Lucas 1, 44-45)
Esse trecho mostra que devemos servir esse Deus tão bom e sábio, sempre, com santidade e justiça. EXATAMENTE, mas vou ser careta?! 

Meu caro jovem, você chama ser verdadeiro consigo mesmo, de ser careta?! Porque Deus chama a todos pela santidade, se ele te chama você jamais será careta para Ele, lógico que no mundo em que vivemos, muitos conceitos estão deformados e o “encardido” (como nosso querido falecido Pe. Léo da Canção Nova) dizia: vai querer te chamar de careta, patético, anti-social, dentre outros fracos e falsos conceitos. Ah! Mas algumas pessoas iriam zoar com a minha cara, porque eles vão achar que eu não vou aproveitar minha vida, não vou poder beber, namorar, ir a festas, só rezar, rezar e rezar!!! 

O livro de Sabedoria nos deixa bem claro, “Eis os que pensam, mas enganam-se, sua malícia os cega: eles desconhecem os segredos de Deus, não esperam que a santidade seja recompensada”, e sim meu jovem, Deus, com sua infinita bondade, lhe deu tudo. Pode sim curtir a “night”, vivenciar o belo e maduro ensinamento do namoro, e sim, bebida alcoólica, porque não? O único empecilho é o exagero, a depravação, o vício. Pode curtir sua festa, porém com radicalidade evangélica, sabendo curtir o que lhe é favorável. 

Quer namorar, vá em frente, mas e o seu namoro será que está desregrado? Você usa e abusa do corpo da sua namorada ou ela do seu? Ah! Mas vou apenas ficar com um(a) menino(a), mas será que é correto você querer saciar um desejo carnal de beijar, só porque achou a pessoa de aparência física bonita, um desejo momentâneo? E que tal ficarmos alguns instantes enfrente o Santíssimo e despojar a Jesus Cristo esse desejo, para que ele possa preencher em meio aos nossos desejos, graças? E se você tem plena certeza de que tem controle sobre o álcool pode beber (não dirija, por favor)? Muitos usam da mesma desculpa, “Jesus também bebia vinho, porque não vou beber?!” Mas será que Jesus se embriagava, ficando fora de total controle? Fica está pergunta a você, jovem!

DEVIDA IMPORTÂNCIA

Uma vida em busca da santidade é árdua, exaustiva, porém compensadora e amável. Devemos nos fixar na oração, confissão (sim, jovem confissão) e jejum. Será que você já rezou ao menos um terço hoje, agradecendo tudo que Deus lhe deu?! 

JOVEM, não seja incrédulo e imaturo Deus nunca lhe fará mal algum. Se por um acaso você escorregar, cair, fraquejar, saiba que Ele é infinitamente misericordioso, jamais te condenará, você mesmo se condena com seus atos, ele te ama e não vê suas quedas mas sua força para se levantar delas.

Abraão de Araújo
Vocacionado da missão Shalom de Brasília


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você quer contribuir